domingo, 31 de julho de 2011

ARTE COM LIXO

Nos Estados Unidos, por exemplo, a cada 30 segundos são consumidas 106.000 latinhas de alumínio. 
Mas olhem só o que o fotógrafo Americano Chris Jordan anda fazendo com
o lixo em seus ensaios fotográficos para o site Running the Numbers.

Traduzindo isso em imagem, a coisa fica mais ou menos assim:





Um artista americano está usando lixo para retratar celebridades do mundo da arte, do cinema e da música.

Há mais de dez anos, o artista Jason Mecier cria em seu estúdio retratos das suas celebridades favoritas, como o artista plástico Andy Warhol, a cantora Pink e o empresário Donald Trump. Mecier conta que a reação da cantora Pink, ao ver seu retrato em lixo, foi: 'Eu nunca vi nada como isso em toda a minha vida!'. (Foto: Jason Mecier)

No Brasil

O artista plástico Vik Muniz é o autor das obras de Abertura da novela Passione.



Vik Muniz é um artista contemporâneo brasileiro conhecido por retratar fotografias de pessoas com materiais dos locais onde elas vivem e trabalham. Uma viagem à lixeira Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, ao conhecer um grupo de homens e mulheres que separa o lixo que se pode reciclar do que é inutilizável, Vik Muniz coloca-os como protagonistas do seu novo trabalho. "Lixo Extraordinário" retrata a dignidade e o desespero que os trabalhadores enfrentam quando lhes é sugerido imaginar as suas vidas fora daquele ambiente.


José Amaro Capela (a.k.a Zezão)


José Amaro Capela (a.k.a Zezão) como é mais conhecido, nasceu em São Paulo, em 1971. Aprendeu a pintar nas ruas e mesmo não tendo estudado formalmente, desenvolveu uma obra profunda e de conceito complexo. Lida diretamente com moradores de rua, em seu trabalho de arte pública, através de suportes e mídias muito variados, entre pintura, caligrafia, instalação, site specific, fotografia e vídeo.


Trabalho da exposição "Vari Ações Urbanas" é resultado de parceira com o fotógrafo Gal Oppido. Imagem mostra pintura na antiga estação rodoviária Júlio Prestes, em fase de demolição 

O artista Sayaka Ganz 

Essas inusitadas esculturas foram feitas com objetos que seriam descartados, tais como brinquedos de plástico, utensílios e objetos de metal, mas o artista Sayaka Ganz vê uma segunda utilidade para eles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário